Pesquisa e Metodologia


A educação básica tem por finalidade desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. A educação básica torna-se, dentro do art. 4º da LDB, um direito do cidadão à educação e um dever do Estado em atendê-lo mediante oferta qualificada. E tal o é por ser indispensável, como direito social, a participação ativa e crítica do sujeito, dos grupos a que ele pertença, na definição de uma sociedade justa e democrática (CURY, 2002).

O ensino adequado de ciências estimula o raciocínio lógico e a curiosidade, ajuda a formar cidadãos mais aptos a enfrentar os desafios da sociedade contemporânea e fortalece a democracia, dando à população em geral melhores condições para participar dos debates cada vez mais sofisticados sobre temas científicos que afetam nosso quotidiano (HAMBURGER et al., 2007).

Embora seja evidente a importância do ensino de ciências na educação básica, os únicos profissionais destinados exclusivamente ao ofício de ensinar alunos de primeira a quarta séries são formados no Curso de Pedagogia. A esses, na maior parte dos cursos, não é oferecida a oportunidade de seguir aprendendo os conteúdos ou objetos de ensino que deverá lecionar no futuro (MELLO, 2000). São estudadas as práticas de ensino desvinculadas dos conteúdos específicos que serão aplicados aos alunos, e se restringem ao conhecimento adquirido no ensino médio.

É neste contexto que desenvolvemos este projeto que visa à formação continuada de professores através de uma parceria entre a equipe formada por professores e graduandos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual da Paraíba e os professores da educação básica graduados no curso de Pedagogia.

O objetivo geral do projeto é fornecer aos professores elementos para um ensino de ciências contextualizado no cenário local do estado da Paraíba.

Para o desenvolvimento do Projeto, foram estabelecidas parcerias com duas escolas públicas de Campina Grande: Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora do Rosário e a Escola Estadual Normal de Campina Grande com as quais trabalharemos com grupos de até 20 professores entre os meses de setembro a novembro de 2010. Cada grupo produzirá, ao menos, uma sequência didática que trabalhe algum tema de biologia dentro do contexto da história e cenário da Paraíba. Através deste trabalho garantiremos aos educandos uma divulgação e educação de qualidade do conhecimento científico a respeito de questões ecológicas, biotecnologia, botânica, zoologia, etc.

Todas as etapas de desenvolvimento do projeto serão acompanhadas por toda a equipe acadêmica proponente, que é coordenada pelas docentes Dra Silvana Cristina dos Santos e Msca  Roberta Smania Marques. As reuniões foram agendadas de acordo com a disponibilidade dos participantes. Na escola do rosário as oficinas serão ministradas aos sábados, e aplicadas em sala durante a semana no período das aulas. Durante as oficinas o grupo decidirá o tema do desenvolvimento da(s) sequência(s) e desenvolverá as atividades subsidiado por bibliografias orientadas pela equipe.

A(s) sequência(s) elaborada(s) será aplicada com os alunos dos professores que desenvolveram a atividade e os resultados serão compartilhados entre os professores, em uma apresentação promovida pela equipe executora.
Ao final do projeto as seqüências construídas serão divulgadas  no Blog e estarão disponível para download na internet.

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