O Projeto




OFICINAS PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL: A HISTÓRIA DE CAMPINA GRANDE COMO CENÁRIO PARA APRENDIZAGEM


Poucos estudos tratam do ensino de Ciências nas séries iniciais da Educação Básica. Muitos professores polivantes, formados em Pedagogia, têm dificuldade de realizar a transposição didática do conhecimento científico, adaptando-o para crianças. Neste projeto, os alunos extensionistas criaram um conjunto de materiais de apoio, aventais e materiais didáticos artesanais feitos de TNT, para contar histórias que envolvem a compreensão de conteúdos da Biologia vinculados à história da Paraíba. Foi realizada pesquisa bibliográfica e temática junto à EMBRAPA-Algodão, e criados cenários em um avental e tapete feitos de TNT com elementos de artesanato (personagens, animais e plantas). Algumas histórias tratam do desmatamento e processo de colonização; do desenvolvimento da cultura do algodão; da praga do bicudo; do ciclo de vida de alguns animais, entre outros temas. Essas histórias são contadas às crianças e, posteriormente, é solicitado a elas que as re-contem. Os resultados consistem na produção de recursos didáticos de apoio para serem mostrados durante as oficinas, que estão sendo realizadas em escolas de Campina Grande. A inovação do trabalho consiste na articulação de conteúdos históricos, uso de estratégias de contadores de histórias, associados ao ensino de conteúdos específicos da Biologia.








Posts Relacionados:

Site Institucional da UEPB